Varejo no setor de cosméticos tem aumento de 10,64%

De acordo com as informações da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), as 25 maiores varejistas do setor de cosméticos movimentaram R$ 4,7 bilhões nos primeiros 3 meses de 2019. O valor corresponde a um aumento de 10,64% em relação ao mesmo período do ano de 2018. Essa informação reflete especialmente aos gastos do público feminino, representando 70% do total de consumidores.

Indo contra a maré do crescimento econômico brasileiro, que se recupera de forma lenta e gradativa, o mercado de estética e cosméticos se sobressai e é apontado como um dos mais promissores para 2020, com perspectiva de 14% de crescimento. Essa alta está diretamente relacionada ao aumento do crédito no Brasil, à diversificação dos produtos oferecidos, à retomada da economia e, principalmente a uma maior preocupação do público brasileiro com a beleza e o bem estar.

Quando falamos sobre consumo de cosméticos, o Brasil é um dos grandes destaques no cenário mundial, sendo o 4º país do mundo, atrás apenas dos EUA, China e Japão (segundo a ABIHPEC). Está cada vez mais recorrente na vida das pessoas os salões de beleza e produtos de cuidados pessoais. De acordo com dados do SEBRAE, entre 2009 e 2016, o segmento (que inclui corte e tratamento de cabelos, manicure, pedicure, atividades de estética e outros serviços relacionados) recebeu cerca de 645 mil novos MEIs e mais 26 mil MEs e EPPs.

Uma novidade que vem impulsionando o segmento e a venda dos produtos por aplicativo. As farmácias e drogarias estão mais próximas do cliente, graças a tecnologia. Com a comodidade das compras online, a tendência é que o consumidor compre mais e que o segmento de beleza e cosméticos tenha um desempenho ainda melhor nos próximos meses. Por isso, é bom ficar atento para aproveitar todas as oportunidades que o setor oferece.

Se você está pensando em entrar no mercado da beleza, use as informações a seu favor e siga estas tendências:

Encontre um nicho/produto específico para trabalhar;

Invista em tecnologia, tanto em equipamentos quanto processos da empresa (fabricação, preços, marketing)
Tenha atenção especial aos produtos sustentáveis, pois cada vez mais pessoas buscam a procedência e impactos ambientais dos mesmos;
Fique de olho no público masculino, crie campanhas de marketing e promoções específicas para esse público do qual aumenta a cada ano.

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