Mercado de cosméticos veganos em alta: momento certo para investir!

O mercado de cosméticos veganos está super em alta. E diante disso, este pode ser o momento certo para você desenvolver sua própria marca. Quem está atento às tendências mundiais deve ter percebido, nos últimos anos, um considerável aumento na procura por produtos a base de plantas, que não são testados em animais.

E os números deixam esse fato claro! Só para você ter uma ideia de como esse movimento é real, a busca pelo Selo Vegano cresceu 16% e esse mercado espera atingir números superiores a US$20 bilhões até 2026!

Dessa forma, ao longo deste artigo, vamos falar mais sobre esse tema. Assim, lhe mostraremos porque é a hora de investir no mercado de cosméticos veganos. Por outro lado, se você está iniciando no ramo dos cosméticos, também já pode levar a sério essa possibilidade. Por isso, na hora de contratar uma fábrica de cosméticos ou saber onde fabricar cosméticos, leve em consideração a alta do mercado vegano.

Pois bem, números e dados sobre o grande potencial dos cosméticos veganos não faltam. Antes de mais nada, um recado importante para quem busca conhecimento e treinamento sobre o tema. No site oficial do Fábio Sacheto você encontra diversos cursos sobre a área dos cosméticos.

E, no canal do YouTube do Fábio Sacheto, também há o acesso a dezenas de vídeos que vão te ajudar a empreender melhor nessa área. Neste sentido, quanto mais conhecimento sobre o tema, melhor.

As vantagens do mercado de cosméticos veganos

Os cosméticos veganos não utilizam nenhum ingrediente de origem animal. Mas seus benefícios não são apenas esses, já que eles também não são testados em animais. Dessa forma, essa questão é de suma importância hoje em dia.

O portal Mundo do Marketing tem um artigo muito interessante sobre o mercado de cosméticos veganos. Neste artigo, são destacadas 5 verdades sobre esse setor. De forma geral, podemos resumir:

Os cosméticos veganos possuem ótima qualidade, pois não são os ingredientes de origem animal que determinam a eficácia de um cosmético;

A origem de cada ingrediente é rastreada para que o cosmético receba o selo de vegano;

Marcas já consolidadas no mercado podem investir em linhas especiais de cosméticos veganos;

Um cosmético vegano pode conter ingredientes químicos. Mas vale ressaltar que os ingredientes não podem ter origem animal e nem ser testados em animais.

Pensando nisso, para conseguir o Selo Vegano, criado em 2013, pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), é preciso atender três critérios:

Produto sem ingredientes de origem animal. Sabemos que existe a possibilidade da presença não intencional de resíduos desse tipo. Nesse caso, isso não impede a certificação. Porém, é feita uma análise detalhada que verifica desde a composição até o processo de fabricação do produto e não apenas o produto final;

A empresa não pode testar produtos finalizados em animais;

Os fabricantes fornecedores também não podem testar ingredientes em animais.

Assim sendo, leve esses pontos em consideração na hora definir onde fabricar cosméticos veganos. Além disso, ao entrar em contato com uma fábrica de cosméticos, converse com ela sobre esses tópicos e tire todas suas dúvidas.

Visão social e preocupação com o meio ambiente

Investir no mercado de cosméticos veganos é, acima de tudo, uma atitude social e que mostra preocupação com o meio ambiente.

Em 2020, foram registradas na Anvisa 205 novas marcas de higiene e beleza. Além do aumento do chamado empreendedorismo autônomo, há uma maior preocupação com a origem dos ingredientes e sustentabilidade.

Uma reportagem da revista Marie Claire, de novembro de 2021, destacou o crescimento das marcas de beleza indies. No texto, que você pode conferir aqui neste link, a revista citou um estudo realizado pela consultoria Factor Kline.

Assim, segundo a empresa de consultoria, 86% das iniciativas independentes no Brasil possuem produtos veganos. Esse número é muito revelador e mostra também que esse movimento é recente. Isso porque o mesmo estudo revelou que 90% dos projetos surgiram a partir de 2015.

Pensando nisso, essa é a hora de amadurecer a ideia de investir no mercado de cosméticos veganos. Aqui neste vídeo, do canal do Fábio Sacheto, você pode começar a ampliar seus horizontes sobre a área.

E, no blog do Fábio Sacheto você também encontra um vasto material que, com certeza, vai te ajudar nessa empreitada. Por fim, na hora de contratar uma fábrica de cosméticos, já tenha em mente as diretrizes do seu projeto. Os canais destacados neste artigo vão te ajudar neste sentido, no que diz respeito à busca por conhecimento.

O aumento na busca pelo Selo Vegano

No início do texto falamos sobre um aumento de 16% na busca pelo Selo Vegano, entre 2019 e 2020. Esse selo consiste em um processo de certificação criado pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).

Dessa forma, esse aumento ocorreu por um motivo simples: a maior procura por esse tipo de produto. Como consequência, esse setor espera um recorde de vendas e arrecadação nos próximos anos.

Diante deste fato, também estão surgindo iniciativas excepcionais para apoio a negócios veganos. Um exemplo recente foi a criação da Vegan Business. Trata-se de uma plataforma brasileira de equity crowdfunding voltada para esse nicho.

Esse tipo de plataforma consiste na criação de financiamentos coletivos que visam ajudar pequenos ou novos negócios. Entre as áreas que levantarão capital com a ajuda da plataforma, está a área de cosméticos veganos.

Ou seja, esse é um clássico exemplo do crescimento desse setor e de que o momento é propício para investimentos na área.

Onde fabricar cosméticos veganos?

Essa é uma das primeiras perguntas que os empreendedores fazem na hora de investir em cosméticos veganos. E esse questionamento faz todo sentido, claro!

Por isso, a Florus quer te tranquilizar e dizer que você pode contar com ela para viabilizar sua marca de cosméticos veganos. Afinal de contas, a Florus é a melhor fábrica de terceirização de cosméticos do Brasil.

Ao entrar em contato conosco, nós te ajudamos em todas as etapas do seu projeto. Assim, possuímos equipes especializadas que vão te orientar inclusive em questões burocráticas.

Desde 2002, a Florus já lançou e produziu centenas de produtos e marcas e ostenta 100% de satisfação dos clientes. Assim, se você quer saber onde fabricar cosméticos, está no lugar certo, pois a Florus é a reposta certa para essa pergunta. Entre em contato!

Posts Relacionados