3 Perguntas Simples e Matadoras para Descobrir um Parceiro de Verdade

Adolescente-com-dúvida

É raríssimo o caso de um cliente que faz as perguntas certas quando se trata de definir um fabricante para a sua marca.

E olha que esta observação é de quem sempre trabalhou com negócios em toda a carreira profissional.

A bem da verdade, acho que todas as pessoas do mundo gostariam de encontrar verdadeiros parceiros para tudo o que se vai fazer na vida, mas fica difícil encontrar um parceiro verdadeiro quando não se sabe exatamente como descobrir quem realmente está do nosso lado.

Sempre que estou conversando com um futuro cliente pela primeira vez, deixo o cliente falar o máximo possível para que eu possa entender quais as principais preocupações dele e quais os pontos que ele mais valoriza.

Normalmente, eu atendo na Florus 2 tipos de clientes:

  • Clientes que já tem uma marca de cosméticos ou perfumes e que está buscando um novo fabricante para os seus produtos.
  • Clientes que ainda não tem sua marca própria e que está na fase de cotação com vários fornecedores.

 

O que mais me impressiona é que eu sempre escuto, mais ou menos, a mesma frase: “Eu estou procurando um parceiro, não um fornecedor”.

 

Por isso, fiz um vídeo que aborda exatamente esse tema tão delicado.

Assista ao vídeo abaixo e depois me diga se você concorda comigo…

 

 

 

 

Imagine você se algum vendedor que escute uma abordagem dessa, responderia qualquer coisa diferente disso:

“Se é um parceiro que você quer, pode parar de procurar: não tem nenhuma empresa mais parceira que a minha !!!”.

 

Ou você acha que seria possível imaginar uma resposta como essas:

“Olha, meu forte é preço. Seriedade por aqui é meio raro”.

“Puxa, que pena! Minha especialidade é empurrar para você coisas que você não precisa, só porque eu preciso bater minha meta”.

Ou ainda,

“Pode parar por aí. Meu negócio é vender para você, não te ajudar”.

 

Realmente, frases como essas 3 últimas são absolutamente impensáveis e é muito mais natural ouvir uma resposta como a primeira.

Mas se está na cara que a resposta padrão vai ser algo muito parecido com “ninguém é mais parceiro do que eu”, por que então as pessoas não fazem as perguntas certas?

É simples, porque elas não sabem nem o que perguntar?

 

E você vai descobrir agora como 3 simples perguntas podem separar joio do trigo e ajudar você a encontrar um fornecedor que realmente estará ao seu lado para o que der e vier.

 

 

1ª pergunta matadora:

VOCÊ GARANTE A DATA DE ENTREGA DOS MEUS PEDIDOS?

Se o seu futuro “parceiro” titubear, não precisa se preocupar em fazer as outras 2 perguntas. Pode agradecer pela atenção dele e ir para o próximo.

A pontualidade da entrega é um dos pontos mais importantes para serem considerados na escolha do seu parceiro.

Imagine se você for participar de uma feira, ou se você divulgou a data de um lançamento ou se prometeu entregar produtos para o seu canal de vendas e você não conseguir cumprir a sua palavra porque o seu fornecedor atrasou a entrega dos seus produtos.

É você que irá se prejudicar e, em alguns casos, comprometer a sua credibilidade.

Por isso, esta é uma pergunta chave para você fazer logo na largada.

 

ATENÇÃO para uma ressalva importante:

O prazo de entrega depende da chegada dos insumos para a produção, como embalagens, caixas, tampas, fragrâncias e matérias-primas.

Quando esses insumos dependem do cliente, não tem fornecedor que consegue cumprir prazo se os insumos não forem comprados com a devida antecedência ou se eles não forem entregues.

 

 

2ª pergunta matadora:

VOCÊ GARANTE A QUALIDADE DO PRODUTO

Novamente, se nesta resposta o seu futuro parceiro vacilar, fuja dele.

Eu estou cansado de atender clientes desesperados com produtos em prateleiras que mudam de cor, separam, escurecem, mudam de cheiro, ficam mole ou se tornam duros e por aí vai um monte de outras situações ruins.

Todos esses problemas tem essencialmente 2 causas:

  • Matéria-prima de origem duvidosa.
  • Processo de fabricação mal feito.

Infelizmente, é muito comum um fornecedor mudar uma matéria-prima para baratear o produto e ele faz isso sem falar para o cliente!

Outro fato muito comum é o fabricante de perfumes reduzir a concentração de fragrância para economizar no custo e, novamente neste caso, sem falar para o cliente.

E o pior de tudo é o cliente descobrir essas “peripécias” depois que entregou o seu produto no mercado. Pense só no quanto isso pode abalar a credibilidade.

 

É triste constatar o quanto é comum um fornecedor fechar um preço para garantir o pedido e depois mudar a qualidade do produto para aumentar o seu ganho pessoal.

Portanto, SEMPRE FIQUE ATENTO NA QUALIDADE.

 

 

Agora, a 3ª pergunta matadora, que não é bem uma pergunta, mas uma solicitação:

QUERO 6 REFERÊNCIAS DE CLIENTES COMO EU:

  • 3 CLIENTES COM MAIS DE 2 ANOS
  • 3 CLIENTES COM MENOS DE 1 ANO.

 

A não ser que você seja o primeiro cliente desse fornecedor, ele tem a obrigação de fornecer referências para você.

Isso é particularmente importante para você descobrir o que os clientes desse fornecedor pensam sobre ele.

Recomendo fortemente que você ligue para esses clientes e converse abertamente com eles.

Explique a sua situação e peça para ele referências do fornecedor que você está cotando.

Se 1 desses 6 clientes reclamarem do Pontualidade da Entrega ou da Qualidade do Produto, ou falarem coisas negativas sobre o fornecedor, esqueça e procure por outro fabricante, porque esse, certamente, não será “parceiro”.

 

 

Um ponto importante para você se atentar é que o ser humano não é muito bom em manter lembranças boas, mas é um tremendo especialista em não se esquecer de experiências ruins !!!

 

 

Siga essas recomendações sempre que você for contratar um fornecedor, comprar um produto ou mesmo contratar um funcionário.

Esses passos simples irão garantir a você uma segurança enorme ao contratar o seu fabricante e são essencialmente esses pontos que realmente definem um parceiro verdadeiro.

 

 

Espero que você tenha gostado.

Aguardo comentários, sugestões e estou à disposição para tirar dúvidas.

Um grande abraço,

 

 

 

Fabio

About The Author

Fabio Sacheto

Sou o Presidente do Grupo Florus e Especialista em Criação e Desenvolvimento Negócios no Mercado de Cosméticos. Desde 2002, já lancei mais de 160 empresas no Brasil inteiro, de vários portes e tamanhos, em inúmeros segmentos do mercado e em todos os modelos de vendas. Eu já ajudei e transformei a vida de muitas pessoas. E se você também quer ser um empreendedor de sucesso no Mercado de Cosméticos, eu tenho uma mensagem especial para você: Conte Comigo !!!

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